Riscos Climáticos
- Agronegócio
- Ambiental
- Antitruste
- Bancário
- Companhias Abertas
- Compliance e Anticorrupção
- Concessões e Parcerias Público-Privadas
- Contencioso Societário
- Contratos
- Direito Administrativo
- Direito Digital
- Direito do Consumidor
- Energia
- Finanças Sustentáveis e Investimentos ASG
- Financiamento de Projetos
- Fundos de Investimento
- Fusões e Aquisições
- Imobiliário
- Infraestrutura
- Insolvência, Reestruturação e Recuperação de Empresas
- Investimentos Estrangeiros
- Licitações
- Mercado de Capitais
- Mineração
- Penal Empresarial e Investigações Corporativas
- Petróleo e Gás
- Portfolio Management
- Pós M&A
- Prevenção a Fraudes e Recuperação de Ativos
- Prevenção e Resolução de Disputas
- Private Equity
- Propriedade Intelectual
- Proteção de Dados Pessoais
- Reestruturação de Dívida
- Regulação & Enforcement dos Mercados Financeiro e de Capitais
- Riscos Climáticos
- Securitização
- Setores Regulados
- Societário
- Trabalhista e Previdenciário
- Transportes e Logística
- Tributário
Riscos Climáticos
A crise climática vem se tornando uma realidade cada vez mais evidente, trazendo grande impacto aos fluxos financeiros e aos negócios. Esses impactos são muitas vezes negativos e podem levar a perdas financeiras e reputacionais, mas, se bem considerados, podem também ser positivos e criar oportunidades de geração de valor.
Ter conhecimento sobre esses riscos e oportunidades em cada negócio é importante para todos os atores do mercado: empresas, investidores, financiadores, patrocinadores, agentes fiduciários – todos eles podem ter seus retornos financeiros maximizados ou minimizados pela mudança do clima.
Pensando nisso, o Stocche Forbes criou a prática de Riscos Climáticos, com o objetivo de assessorar seus clientes desde o mapeamento desses riscos climáticos nos negócios e nos investimentos, passando pela sistematização de um modelo de gerenciamento de riscos e compliance climático até o apoio na elaboração e revisão dos respectivos relatos e comunicações de riscos climáticos para o mercado, inclusive considerando diretrizes como a TCFD – Task-Force on Climate-related Financial Disclosures.
Além disso, nosso time pode assessorar no desenvolvimento de uma “estratégia de carbono”, que inclui a identificação das oportunidades de atuação no contexto dos instrumentos de mercado de carbono e de outros meios de financiamento climático, e efetivo apoio na preparação, negociação, elaboração dos respectivos contratos e acompanhamento dos negócios de compra e venda de títulos transacionáveis de carbono/redução de gases de efeito estufa.
Por fim, nossa prática envolve o desenvolvimento de soluções para que instrumentos contratuais, minutas padrão, documentos institucionais e quaisquer outros instrumentos jurídicos considerem os riscos climáticos aplicáveis a determinadas atividades, relações jurídicas ou contextos comerciais.
Nosso time já conta com uma extensa experiência e conhecimento no campo das mudanças climáticas, prestando consultoria e treinamento a empresas, instituições financeiras, bancos de desenvolvimento e entidades do terceiro setor sobre questões jurídicas relacionadas à gestão de riscos climáticos e ao framework legal internacional e nacional de mudanças climáticas. Nossos profissionais são referência nessa prática tanto nacional quanto internacionalmente e participam de importantes eventos sobre essa temática como palestrantes e painelistas.
Um importante pilar de atuação da equipe de Riscos Climáticos é o de educação e capacitação no tema. Desde 2017 nosso time vem compartilhando conhecimento, produzindo materiais informativos e realizando treinamentos e eventos junto de parceiros sobre a temática de mudanças climáticas, inclusive participando ativamente de iniciativas como o Laboratório de Inovação Financeira (LAB).