search

Riscos Climáticos

Riscos Climáticos

A crise climática vem se tornando uma realidade cada vez mais evidente, trazendo grande impacto aos fluxos financeiros e aos negócios. Esses impactos são muitas vezes negativos e podem levar a perdas financeiras e reputacionais, mas, se bem considerados, podem também ser positivos e criar oportunidades de geração de valor.

Ter conhecimento sobre esses riscos e oportunidades em cada negócio é importante para todos os atores do mercado: empresas, investidores, financiadores, patrocinadores, agentes fiduciários – todos eles podem ter seus retornos financeiros maximizados ou minimizados pela mudança do clima.

Pensando nisso, o Stocche Forbes criou a prática de Riscos Climáticos, com o objetivo de assessorar seus clientes desde o mapeamento desses riscos climáticos nos negócios e nos investimentos, passando pela sistematização de um modelo de gerenciamento de riscos e compliance climático até o apoio na elaboração e revisão dos respectivos relatos e comunicações de riscos climáticos para o mercado, inclusive considerando diretrizes como a TCFD – Task-Force on Climate-related Financial Disclosures.

Além disso, nosso time pode assessorar no desenvolvimento de uma “estratégia de carbono”, que inclui a identificação das oportunidades de atuação no contexto dos instrumentos de mercado de carbono e de outros meios de financiamento climático, e efetivo apoio na preparação, negociação, elaboração dos respectivos contratos e acompanhamento dos negócios de compra e venda de títulos transacionáveis de carbono/redução de gases de efeito estufa.

Por fim, nossa prática envolve o desenvolvimento de soluções para que instrumentos contratuais, minutas padrão, documentos institucionais e quaisquer outros instrumentos jurídicos considerem os riscos climáticos aplicáveis a determinadas atividades, relações jurídicas ou contextos comerciais.

Nosso time já conta com uma extensa experiência e conhecimento no campo das mudanças climáticas, prestando consultoria e treinamento a empresas, instituições financeiras, bancos de desenvolvimento e entidades do terceiro setor sobre questões jurídicas relacionadas à gestão de riscos climáticos e ao framework legal internacional e nacional de mudanças climáticas. Nossos profissionais são referência nessa prática tanto nacional quanto internacionalmente e participam de importantes eventos sobre essa temática como palestrantes e painelistas.

Um importante pilar de atuação da equipe de Riscos Climáticos é o de educação e capacitação no tema. Desde 2017 nosso time vem compartilhando conhecimento, produzindo materiais informativos e realizando treinamentos e eventos junto de parceiros sobre a temática de mudanças climáticas, inclusive participando ativamente de iniciativas como o Laboratório de Inovação Financeira (LAB).

  Lâmina em PDF

Advogados responsáveis pela área: