search

Finanças Sustentáveis e Investimentos ASG

Finanças Sustentáveis e Investimentos ASG

Desde 2017, contamos com uma equipe multidisciplinar estruturada com o objetivo de criar as bases jurídicas para o desenvolvimento de instrumentos financeiros sustentáveis no Brasil, capazes de colocar o país em uma trajetória para a economia verde e de baixo carbono.

Nesse contexto, as finanças sustentáveis compreendem os instrumentos e estruturas que permitem a captação e a destinação de recursos para atividades que promovem o desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. Tais atividades são aquelas que, ao mesmo tempo, (i) possuem conformidade legal e atendem as boas práticas dentro das perspectivas Ambiental, Social e de Governança (ASG), e que (ii) são capazes de ainda trazer ganhos ambientais e/ou sociais, especialmente no contexto da transição para uma economia de baixo carbono.

Os investimentos ASG, por outro lado, são aqueles que levam em consideração os aspectos de conformidade legal e boas práticas de acordo com os parâmetros ASG como fator de análise de investimento.

Um importante pilar de atuação da equipe de Finanças Sustentáveis e Investimentos ASG é o de estudo e desenvolvimento de soluções de financiamento sustentável e análise de novas oportunidades e riscos associados às diretrizes ASG a partir de um olhar crítico, construtivo e atento às tendências internacionais. Para tanto, a equipe do Stocche Forbes participa ativamente de iniciativas como o Laboratório de Inovação Financeira (LAB) e promove educação e capacitação no tema, compartilhando conhecimento, produzindo materiais educativos e realizando treinamentos e eventos junto de parceiros. Nossa equipe faz parte da massa crítica de profissionais que vem ajudando ativamente a construir as bases jurídicas das finanças sustentáveis e dos investimentos ASG no Brasil.

Veja a nossa cartilha de instrumentos financeiros sustentáveis.

Nossa equipe assessora clientes nacionais e estrangeiros na identificação, formatação, preparação, negociação e execução de estruturas de captação e de investimentos para atividades sustentáveis, inclusive por meio de emissão de títulos de dívida, debêntures incentivadas, CRAs, CRIs, e outros instrumentos de mercados de capitais, bem como financiamentos bancários, private equity, fundos de investimento e outras estruturas inovadoras e soluções tailor-made por meio de financiamentos estruturados e combinação de instrumentos híbridos.

Nossa assessoria envolve inclusive a estruturação jurídica de modelos de negócios de impacto social, que incluem desde a identificação de potenciais parceiros até a estruturação de instrumento de captação mais adequado.

Finalmente, nosso time também realiza trabalho de mapeamento e gestão de riscos e oportunidades relacionadas aos aspectos ASG - adequado às necessidades do cliente e à realidade do setor em que está inserido.

A nossa significativa experiência transacional nos permite fazer uma abordagem mais abrangente e objetiva das questões relacionadas às necessidades dos nossos clientes dentro do contexto das finanças sustentáveis e do investimento ASG. Fazemos recomendações legais altamente técnicas e ao mesmo tempo pragmáticas e sempre baseadas na análise ampla d os riscos relacionados ao tema.

  Lâmina em PDF