Paulo L. Casagrande

Telefone: +55 11 3755-5479
Idiomas: Português e Inglês
Email: pcasagrande@stoccheforbes.com.br

Área(s) de Atuação:
Antitruste
Compliance e Anticorrupção
Setores Regulados

Paulo possui ampla experiência na representação de clientes em complexos atos de concentração e em investigações de alegadas práticas anticompetitivas, bem como na assessoria para empresas com questões relacionadas a compliance anticorrupção e investigações internas.

Sua experiência foi obtida tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Ele exerceu o cargo de Coordenador-Geral na Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE), encarregado da implantação de uma nova unidade de investigação de infrações concorrenciais em licitações públicas, atuando em cooperação com a Polícia Federal e o Ministério Público. Paulo representou a SDE na Estratégia Nacional de combate de combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), bem como nas reuniões do Comitê de Concorrência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em Paris.

Antes de seu período no Governo Federal, Paulo foi associado internacional de Freshfields Bruckhaus Deringer em Bruxelas.

Formação:

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – 2002. Mestrado em Análise Econômica do Direito (LL.M.) pelas Universidades de Manchester e Hamburgo – 2006. Doutorado em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) – 2015. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil; conselheiro do IBRAC – Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional

Reconhecimentos:

A publicação Chambers and Partners reconhece Paulo como um dos principais advogados atuantes no Brasil na área de Concorrencial/Antitruste. Ele tem um know-how especial em investigações de cartéis e atos de concentração. Uma fonte avalia que “ele é um ótimo advogado de antitruste”, enquanto outro cliente elogia sua “competência técnica, disponibilidade e habilidades de comunicação objetivas”. (Chambers Latin America 2019).

Também é mencionado e recomendado como um profissional de destaque na área Concorrencial pelo Who’s Who Legal Brazil, Who’s Who Legal Competition e Who’s Who Legal: Competition – Future Leaders.

A publicação The Legal 500 também recomenda Paulo na área de Concorrencial/Antitruste (The Legal 500 Latin America 2018).

   Top_tier_firms 


Clique aqui para baixar o vCard


Voltar para busca