Clarissa Oliveira

Telefone: +55 11 3755-5489
Idiomas: Português e Inglês
Email: coliveira@stoccheforbes.com.br

Área(s) de Atuação:
Compliance e Anticorrupção
Penal Empresarial e Investigações Coporativas

Clarissa é advogada responsável pela área penal empresarial do escritório. Atua com direito penal empresarial há treze anos e cuida de casos complexos relacionados à fraudes, fraude à licitação, saúde pública, crimes tributários ou aduaneiros, crimes societários, crimes contra mercado de capitais, crimes financeiros, corrupção, crimes falimentares, crimes ambientais, entre outros. Recentemente uma de suas defesas orais perante o COAF trouxe um precedente importante para as empresas do mercado de bens de luxo no que se refere à prevenção à lavagem de dinheiro e a obrigação de reportar situações suspeitas às autoridades.

Além da extensa experiência na defesa de multinacionais e seus representantes em investigações ministeriais, ações penais e inquéritos policiais, também auxilia empresas nacionais e multinacionais na adaptação à regulamentações Anticorrupção (Lei Anticorrupção Brasileira, FCPA e UKBA) e tratados Anticorrupção (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, ONU).

Clarissa coordenou e participou de diversas investigações internas e independentes em empresas na América Latina, Europa e EUA, inclusive relativas à investigações de agências internacionais como a SEC e o DOJ. Além dos temas de anticorrupção e lavagem de dinheiro, Clarissa tem experiência em investigações relativas à fraudes e recuperação de ativos, crimes contra o mercado financeiro e outros. Desenvolveu diversos programas de compliance para clientes em vários segmentos e ministra treinamentos de anticorrupção e como lidar com autoridades em inspeções, medidas de busca e apreensão e outras situações do atual cenário brasileiro.

Palestra frequentemente sobre Sistema Criminal Brasileiro, Investigações Cross Border, Fraudes e Recuperação de Ativos em conferências nacionais e internacionais.

Formação

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – 2007. Especialização em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra – 2008. Pós-Graduação em Direito Penal Empresarial pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) – 2012. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto de Defesa ao Direito de Defesa (IDDD), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e da International Bar Association – Comitês: Anticorruption, Business Crime e Criminal Law.

Reconhecimentos

A publicação The Legal 500 recomenda Clarissa na área de Penal Empresarial (The Legal 500 Latin America 2018).

Clarissa é listada como uma das advogadas mais admiradas do Brasil em Direito Penal pela publicação Análise Advocacia 500 2017.

Top_tier_firms  


Clique aqui para baixar o vCard


Voltar para busca